Adotar práticas ambientais responsáveis impactam em todos os aspectos da vida cotidiana. Por isso, traremos neste quadro iniciativas sustentáveis, desde a redução do consumo de plástico até a promoção de energias renováveis. Na escolha dos temas destacamos a necessidade de conservar ecossistemas vitais, como florestas, fauna e oceanos, para garantir um futuro saudável para as nossas gerações futuras.
Nesta semana, vamos apresentar três casos de projetos sustentáveis: um que aborda a tecnologia em 3D para criar uma jaqueta reciclável utilizando cápsulas de café. Na segunda abordagem destacamos o fortalecimento e ampliação da parceria entre o grupo Coca Cola Brasil e a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). E na terceira situação falaremos da mudança no processo de produção de embalagens de impermeabilizantes, que vai reduzir de forma significativa o uso de plástico na natureza.
Nespresso cria jaqueta sustentável com cápsulas recicladas
A Nespresso, pioneira e referência em cafés se uniu à duas marcas também suíças Mammut, empresa de artigos esportivos, e a HeiQ, líder em inovação têxtil, de materiais duráveis e de alto desempenho, para criarem juntas uma jaqueta sustentável, a Extraordinary Jacket. A peça é ideal para quem gosta de praticar atividades ao ar livre durante o inverno, ou em lugares frios, e busca estilo, tecnologia, sustentabilidade e um pouco mais de conforto.
A Extraordinary Jacket tem o isolamento superleve, tecnologia em 3D e utiliza parte do alumínio de cápsulas recicladas da Nespresso para formar um tecido que reflete a radiação de calor do corpo dentro das camadas de isolamento. Dessa forma, quem estiver usando o material vai se manter aquecido, mesmo em condições severas e exigentes no frio.
Saiba mais: https://adnews.com.br/nespresso-cria-jaqueta-sustentavel-com-capsulas-recicladas/?v=3%3D1709569723547
Extraordinary Jacket – Reprodução: Nespresso
Sistema Coca-Cola Brasil investe na reciclagem inclusiva e fortalece parceria com catadores de materiais recicláveis
A Coca-Cola Brasil e a Coca-Cola FEMSA Brasil assinaram no mês de fevereiro um acordo reforçando a parceria com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). O documento visa alavancar ainda mais a reciclagem inclusiva no país com investimentos superiores a R$ 7 milhões em 2024.
Dentre as novidades firmadas entre as duas empresas estão a estruturação de hubs para a coleta circular de PET nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. Tanto em São Paulo como em Minas Gerais estes hubs contarão também com o apoio e a parceria da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante de Coca-Cola no mundo.
Reprodução: Coca Cola Brasil
Embalagens de impermeabilizantes Quartzolit passam a ser 100% recicladas
A Quartzolit, marca do grupo Saint-Gobain, apresentou em 2024 novas embalagens para a sua linha de impermeabilizantes. De acordo com informação da empresa, os novos baldes serão feitos de material 100% reciclado por meio de plásticos já processados. Já os frascos e bombonas serão produzidos a partir de material 30% reutilizado. As caixas dos produtos também fazem parte da reformulação e serão 100% recicláveis.
Com a mudança, a marca tem a expectativa de que cerca de 1.077 toneladas de plástico virgem deixarão de ser utilizados por ano. A empresa trabalha com a projeção de neutralizar todas as emissões líquidas de carbono de suas operações até 2050.
Reprodução: impermeabilizantes Quartzolit