Falar sobre medidas sustentáveis é crucial para promover a conscientização e engajamento em práticas que preservem o meio ambiente e recursos naturais para as futuras gerações. Ao disseminar informações sobre ações sustentáveis, desafios ambientais e soluções inovadoras, é possível educas e inspirar indivíduos, empresas e governos a adotar comportamentos mais responsáveis em relação ao meio ambiente. Assim surgem projetos capazes de transformar uma comunidade. Confira mais na nossa seleção de notícias sobre o meio ambiente da semana.
- Influencer conquista 150 mil seguidores conscientizando sobre sustentabilidade
Gabriela Marcondes é a fundadora da comunidade Sustentável na Prática, que tem o foco na divulgação de respostas sustentáveis para os problemas socioambientais e urbanos. Formada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), a influencer criou uma página em que “pudesse trocar informações e experiências sobre gestão ambiental e comunicar, de forma simples e acessível, sobre práticas ecossustentáveis”. Esse movimento não apenas conscientiza as pessoas sobre a importância de apresentar-se ao meio ambiente com preocupações sustentáveis, mas também conecta aqueles que já estão familiarizados com esse objetivo. Confira mais na notícia abaixo.
- CNN Sustentabilidade: Novo programa reforça importância do tema na CNN Brasil
A iniciativa da CNN é outro exemplo de um recurso comunicacional que pode ser usado para fortalecer ou criar uma comunidade sustentável através da informação e da partilha de experiências. De acordo com o site do veículo, a série será ancorada por Márcio Gomes e será dividida em temporadas. A primeira possui seis episódios, com foco em como “podemos criar uma sociedade sustentável, planejar uma economia sustentável e descobrir maneiras de manter nosso planeta verde, sublinhando a vantagem que o Brasil exerce mundialmente para lidar esse cenário”. Para mais detalhes, confira o link abaixo.
- Como a tecnologia e a sustentabilidade transformaram espaços nas cidades europeias.
A amplitude de medidas comunicacionais voltadas à conscientização de uma comunidade sustentável pode surtir efeitos como os vistos nas cidades europeias. Em países como a Holanda e a Áustria, fica evidente como áreas que costumavam ser subjugadas socialmente e subaproveitadas puderam ser reorganizadas para se tornarem espaços verdes e sustentáveis. Com a mentalização de uma postura ecologicamente correta, pode-se perceber a popularização de cada vez mais projetos que podem contribuir para a formação desses espaços verdes. Por exemplo, o projeto Seestadt, localizada a 16km do centro de Viena. Confira mais detalhes no link abaixo: