Fazenda Santa Branca, Sn, Zona Rural, Terezopolis De Goias, GO, CEP 75175-000, Brasil

Nosso contato: (62) 4008-2400

Água: um bem indispensável para a vida no planeta

O Dia Mundial da Água é uma data importante que busca conscientizar a população global sobre a relevância da água para a vida no planeta. Celebrado anualmente em 22 de março, esse dia foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, como parte das recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

A cada ano que passa, o Dia Mundial da Água provoca o debate de diferentes temas relacionados à gestão sustentável dos recursos hídricos e à promoção do acesso à água potável para todos. É uma oportunidade para se começar a adotar práticas que reduzam o desperdício e a poluição da água.

Para incentivar esta cultura, listamos abaixo cinco iniciativas de uso consciente da água nas áreas de engenharia, tecnologia, comunicação e agronomia. Confira:

1- Programa Produtor de Água

São projetos de conservação e recuperação da vegetação nativa, de construção de mini barragens e de terraços em propriedades rurais criados pela Agência Nacional de Águas (ANA) no intuito de criar ações que ajudem a preservar a água. 

A premissa é que a “recuperação de mata nativa resgata nascentes e evita que sedimentos se acumulem nas bacias hidrográficas e diminuam a capacidade de vazão”.

Os projetos nascem, em sua maioria, de iniciativas de prefeituras, comitês de bacia ou empresas de saneamento interessadas em manter ou aumentar a sua disponibilidade hídrica.

Os produtores rurais interessados em participar devem verificar junto a essas instituições se a área de suas propriedades está inserida na bacia hidrográfica contemplada por algum projeto.

Saiba mais: https://voluntariadoempresarial.com.br/10-acoes-inspiradas-no-dia-mundial-da-agua/

 

 2- Brasileiros criam estação de tratamento de água portátil usada em zonas de guerra

Um startup brasileira desenvolveu um purificador de água portátil que vem sendo usado para ajuda humanitária em 20 países, desde zonas de guerra até regiões remotas sem acesso à água potável. O equipamento, na prática, funciona como uma espécie de estação de tratamento de água e usa dialisadores hospitalares para filtrar partículas muito pequenas de sujeira.

Os dialisadores são usados em hospitais para filtrar resíduos no sangue de pacientes e funcionam como última barreira do purificador para evitar a contaminação da água por vírus e bactérias.

Saiba mais: https://exame.com/negocios/brasileiros-criam-estacao-de-tratamento-de-agua-portatil-usada-em-zonas-de-guerra/ 

 

3- De Olho nos Mananciais

É um projeto que se utiliza de um sistema que combina a irrigação de baixo custo – e de alta eficiência, aliada a um sensor de umidade do solo.

Criado pelo técnico agrônomo Kevin Brasil em Iguatu (CE), já foi testada com famílias de produtores que vivem no semiárido. Ele desenvolveu o Sistema Mudas com apoio da Aceleradora Ama, uma iniciativa da água mineral de mesmo nome, produzida pela Ambev e que investe 100% do seu lucro em projetos para levar água ao semiárido brasileiro.

Saiba mais: https://voluntariadoempresarial.com.br/10-acoes-inspiradas-no-dia-mundial-da-agua/

 

4- UTARE: Unidade de tratamento de águas residuais:

Estudantes do SESI do Rio de Janeiro, desenvolveram na UTARE, sigla que deram para a Unidade de Tratamento de Águas Residuais, criada por eles com materiais econômicos como brita, esponja biomecânica, areia fina e carvão ativo.

A solução é composta por um dispositivo de filtragem com a etapa física, que retira os resíduos maiores; uma etapa química, que retira o odor, gosto e coloração; e uma etapa biológica, que decompõe os compostos nitrogenados da água. Após esse processo, a água pode ser devolvida à natureza com uma condição apropriada.

Saiba mais: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/06/estudantes-do-rj-desenvolvem-estacao-de-tratamento-de-esgoto-residencial.ghtml

 

5- Como a inteligência artificial pode reduzir o desperdício de água no Brasil

A cada 10 litros de água que deveriam ser entregues às casas brasileiras, quatro são desperdiçados. O principal motivo são vazamentos nas redes de distribuição.

E a solução para esse problema gigantesco, preocupante e que se arrasta há anos pode passar pelo uso da Inteligência Artificial.

Em Brasília já existe um projeto que usa essa tecnologia para detectar o local exato dos vazamentos e informar uma equipe de manutenção.

 

Saiba mais: https://exame.com/bussola/como-a-inteligencia-artificial-pode-reduzir-o-desperdicio-de-agua-no-brasil/  

Compartilhar:

Picture of Administrador
Administrador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais recentes
Siga-nos
@adga
Fique por dentro de todas as novidades da ADGA pela nossas rede sociais
ADGA

Últimas notícias

A vida que queima além da mata

iStock             As notícias de destaque de hoje não poderiam ser diferentes: na última semana, o Brasil todo voltou suas